quarta-feira, abril 03, 2013

Em resposta a alguns amigos que me perguntam sobre uma 
agenda de estudos, vai aqui uma sugestão! 
Qualquer dúvida entre em contato com gilguitar10@yahoo.com.br





Agenda de Estudos Musicais


Alguns tópicos são importantes para manter a forma (Teoria e Prática) quando estamos estudando. Os assuntos são muitos e é muito fácil se perder nessa caminhada, portanto, temos aqui uma sugestão que deve servir como um exemplo. Você deverá adequá-lo a sua necessidade e ao seu tempo disponível para estudos.
Segue abaixo uma lista de prioridades:

Técnica, Leitura, Improvisação, Harmonia, Composição,

 Ear Training, Repertório, Assunto da Semana. 


Esses assuntos não estão numa ordem de importância, pois todos eles são necessários para um desenvolvimento eficiente. Observe o roteiro:

Segunda-feira
Técnica
Harmonia
Leitura
A.S
Terça-feira
Composição
Ear Training
Leitura
Improvisação
Quarta-feira
Técnica
Harmonia
A.S
Ear Training
Quinta-feira
Leitura
Repertório
Técnica
Improvisação
Sexta-feira
Harmonia
Leitura
Repertório
Improvisação
Sábado
Composição
A.S
Ear Training
Repertório
Domingo
Descanso
Descanso
Descanso
Descanso


Como já dissemos, você deverá criar seu próprio roteiro de estudos de acordo com a sua necessidade, você poderá também incluir novos assuntos.


Por Técnica entenda tudo que for prática, estudos com as escalas, acordes, rítmos e etc.


Para Leitura, estude o Pozzoli, Exercícios de leitura para guitarristas, Real Book e outros livros e apostilas sobre esse assunto.


Na Improvisação, vale o estudo para aplicação de frases, arpejos e escalas, bem como ficar improvisando mesmo sobre uma base qualquer que você tenha ou mesmo com um amigo.


Em Harmonia, estude sobre as relações escalas e acordes, como são construídos, quais as funções, o que dá para substituir e porque, toque novos acordes, toque harmonias de músicas conhecidas e desconhecidas, tente entender o que está acontecendo numa música, toque canções de diversos gêneros musicais, procure se familiarizar com os campos harmônicos Maiores, Menor Natural, Menor Harmônico e Menor Melódico, trabalhe outras afinações e etc


Na área de Composição, exercite sua criatividade, experimente compor ao menos uma simples melodia, pode ser uma frase para usar nos seus solos ou mesmo um tema instrumental, tente encontrar os acordes quando for uma composição melódica e se possível registre sua composição (num gravador ou mesmo escrevendo) peça ajuda quando precisar.


Quando estudar Ear Trainning (Percepção) siga a risca os estudos do professor, você deve praticar a percepção de intervalos e acordes. Um bom começo é eleger uma escala, tocar suas notas e repeti-la com a voz, consulte seu professor para maiores detalhes.


Para o Repertório, você deve estudar principalmente as músicas que você toca com a sua banda ou com o seu grupo e em segundo plano estudar também canções que você gosta e toca apenas por gostar. Vale dizer também que, as vezes, é necessário forçar a barra e aprender canções diferentes, de outros gêneros musicais, pois tudo isso vai se somando as informações que já temos e enriquecendo musicalmente nossa forma de interagir com música.


O Assunto da Semana deve ser algo que está em foco naquela semana, pode ser uma matéria nova ou não, pode ser uma música nova, uma escala, um arpejo, uma técnica, pode ser um período para ouvir um disco ou qualquer outra coisa. Essa possibilidade supre a necessidade do momento e desinstala a rotina chata de uma agenda pré-programada.


Observe que na tabela temos 4 assuntos por dia, que poderão ser 5 ou 6 dependendo do seu tempo e desempenho, porém, cada assunto deve receber a princípio um período de 25 a 30 minutos, lembrando sempre da importância de um descanso de 15 minutos a cada hora.


Boa sorte e tenha paciência, pois a rotina de estudos demora algum tempo para apresentar resultados.

Gil Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário