terça-feira, julho 17, 2012


Gypsy Jazz Grupo

Não se pode falar em Gypsy Jazz sem mencionar Django Reinhardt (1910-1953). Esse cigano belga, aos 13 anos já era bom o bastante para tocar em Paris e por volta de 1923, começou a trabalhar profissionalmente. Em 1928, sofreu um terrível acidente com fogo, que mutilou sua mão esquerda, mas mesmo assim, desenvolveu uma revolucionária técnica de dois dedos. Anos depois voltou a tocar e nessa época absorvia Jazz das gravações americanas de  Louis Armstrong, Duke Ellington, Joe Venuti e Eddie Lang. Por volta de 1934 conheceu o violinista Stephane Grappelli e fundaram o “Quintet Hot Club of France”.
Esse grupo alcançou  aclamação internacional dentro de um ano e fizeram inúmeras gravações. Django viajou tocando por toda a Europa e África, também foi aos Estados Unidos e tocou com Duke Ellington (1946) e depois voltou para a Europa, tocando uma guitarra e excursionando com um novo quinteto e tocando ocasionalmente com Stephane Grappelli.
Django Reinhardt  morreu de infarto, em 1953 em Fontainebleau, França.

Podemos dizer que o Gypsy Jazz é o substrato da música cigana com a sofisticação do Jazz.  A elegância e a sofisticação, bem como algumas porções de bom humor e nostalgia podem ser apreciadas na audição prazerosa desse estilo.
Como quase tudo que se entremeia com o Jazz fica difícil de explicar, o mais fácil a ser feito é partir para o processo de ouvir os grandes expoentes desse gênero musical que demorou a ser reconhecido e por muito tempo foi ignorado principalmente pela crítica.

Assim de uma forma mais simples, podemos definir que Gypsy Jazz, é a música de Django Reinhardt, Stephane Grappelli e do Quintet Hot Club of France.
Nos dias de hoje, essa música continua viva, graças a artistas como Bireli Lagrene,Rosenberg Trio, Angelo Debarre, Romane , Dorado Schmidt,  Serge Krief, Jimmy Rosenberg, Sthephane Wrembel entre outros. Há muitos festivais  na Alemanha, Inglaterra e França que apresentam Gypsy Jazz Music  e em Londres, há um clube chamado Le Quecumbar que apresenta  esse tipo de música todas as  noites.

O Gypsy Jazz Grupo, trabalha nessa linha, focando esse repertório somado a standards de Jazz e Música Brasileira.
Convidamos você a ampliar seus arquivos, conhecer e desfrutar da magia do Gypsy Jazz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário